segunda-feira, 21 de maio de 2012

A importância da boa alimentação






Somos o que comemos
 
Somos os maiores responsáveis pela durabilidade dessa máquina humana, neste complexo sistema que rege nossa vida.
Nossas células são as responsáveis por preservaram as informações contidas desde a concepção até o nascimento.
Daí por diante, a alimentação tem papel fundamental em nossas vidas, pois o consumo de alimentos é o principal combustível para o funcionamento do corpo. Nosso organismo precisa de inúmeras substâncias que são utilizadas nas células na produção de energia e de novas moléculas.
Quanto melhor o combustível, melhor nossa qualidade
Esse é um dos fatores preocupantes na preservação da saúde nos dias de hoje, o que muito influencia nos resultados dos tratamentos estéticos.
Embora as células sejam capazes de sintetizar centenas de substâncias diferentes, existem 45 delas que são absolutamente necessárias e que o organismo não consegue "fabricar" - são os nutrientes essenciais: vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos graxos que precisam ser ingeridos através da alimentação ou de suplementos.
Sabemos da importância das refeições diárias, em relação as nossas atividades. Entretanto, com a correria do dia a dia, não conseguimos seguir à risca os horários e manter a qualidade da alimentação que supra as energias faltantes. Os intervalos para comer e relaxar são cada vez mais reduzidos, gerando os maus hábitos alimentares. O estresse gasta-nos a maioria das vitaminas, sendo assim, muitas doenças surgem relacionadas com a má nutrição.
Ninguém mais sabe exatamente o que esta comendo
Os alimentos perdem diversos tipos de nutrientes pela adição de substâncias estranhas ao ambiente fisiológico celular (conservantes, acidulantes, aditivos, corantes e metais que são muitas vezes tóxicos), prejudicando o metabolismo.
A colheita prematura, o armazenamento irregular e o transporte de legumes, verduras e frutas reduzem drasticamente a quantidade de vitaminas e sais minerais neles contidos. Por outro lado, está a pobreza do nosso solo em vários micro nutrientes como o selênio, cromo, zinco e manganês.
Estudos científicos mostram que uma grande porcentagem de indivíduos de todas as faixas etárias e de níveis sócio econômico elevados não ingerem a quantidade de nutrientes essenciais necessária para o bom funcionamento do organismo.
O alto consumo de cigarro e álcool, algumas doenças, infecções, diabetes, sedentarismo ou mesmo atividade física muito intensa, e sem condicionamento físico (atividades físicas dos atletas que se arriscam sem avaliação física para indicação de atividades apropriadas submetem-se e arriscam-se em atividades impróprias), stress profissional ou familiar, todos associados à alimentação inadequada, fazem com que grande parte das pessoas que procuram os profissionais de diversas áreas tenham um objetivo em comum: reduzir sua quantidade de gordura corporal.
“Que teu alimento seja o teu remédio e que teu remédio seja o teualimento”, já dizia Hipócrates.
Nosso organismo se nutre daquilo que pode aproveitar do alimento.
A alimentação correta pode acabar com a causa de alguns problemas, pode ser até de forma mais lenta, porém de forma progressiva e duradoura.
Já contamos com iniciativas de algumas industrias alimentícias para reduzir tanto o teor de gorduras, açúcares e sal nos alimentos elaborados, como o tamanho das porções, assim como oferecer outras opções inovadoras, saudáveis e nutritivas.
Os hábitos alimentares são resultados de influências culturais, sociais, psicológicas, gostos e preferências:
“Comemos o que preferimos e preferimos o que gostamos”?
Muitos estudos se realizam em busca de entender os padrões de comportamento, com o objetivo de compreender porque as pessoas, mesmo conhecendo as recomendações gerais, não as colocam na prática de suas dietas alimentares.
Apesar de ser difícil modificar os maus hábitos alimentares adquiridos, não é impossível.
Adotando uma vida saudável você vai dominar facilmente a ansiedade. Vai trabalhar com mais prazer. Seu humor vai melhorar.
Faça da alimentação e hábitos alimentares seus grandes aliados.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário